O revés diante do Esmeraldino foi o décimo do Galo neste Campeonato Brasileiro, sendo que cinco deles foram para clubes que nesta reta final de torneio brigam contra o rebaixamento. A última derrota atleticana, por exemplo, foi para o Vasco, há menos de duas semanas, em São Januário.
O confronto era válido pela sexta rodada, disputada originalmente em 29 e 30 de agosto de 2020, mas foi adiado por causa da participação do Galo na decisão do Campeonato Mineiro, que ele conquistou sobre o Tombense.
Histórico
Os campeões da Série A com o maior número de derrotas na campanha foram o Flamengo (2009) e Corinthians (2011), que perderam nove vezes em 38 rodadas. Isso dá um percentual de 23,68%. As dez derrotas do Atlético, em 34 partidas, representam 29,41%.
Nas duas últimas edições, um dos segredos para se erguer a taça foi justamente perder pouco. O Palmeiras, em 2018, e o Flamengo, em 2019, foram campeões com apenas quatro derrotas, cada um , nas 38 rodadas.
Este é o menor número da história dos pontos corridos com 20 clubes, e que tinha sido registrada antes só em 2006, na primeira edição com este formato, pelo São Paulo.
Na média, considerando-se as 14 edições da Série A disputadas no sistema de pontos corridos e com 20 clubes, a média de derrotas do clube campeão é de seis nas 38 rodadas.
A esperança atleticana permanece, pois a matemática mostra que é ainda possível sonhar com a taça nas quatro rodadas finais do Campeonato Brasileiro, embora ela tenha ficado distante. Uma certeza é de que na temporada 2021, que já começa no final deste mês, uma tarefa é não perder tantos jogos, principalmente fora de casa.