A primeira vitória do América na temporada 2022 deixou boa expectativa para o ano tão importante que o Coelho tem pela frente. Com a presença de mais titulares, o time americano somou os três primeiros pontos no Campeonato Mineiro em noite de futebol ofensivo e vitória por 2 a 0 sobre o Democrata-GV.
Mais que a vitória, a noite contou com uma estreia marcante: Wellington Paulista. O camisa 9 fez o primeiro gol da partida e deu assistência açucarada para Felipe Azevedo marcar o segundo. Substituído no segundo tempo, o goleador foi ovacionado pelos torcedores presentes no Indepa.
Na próxima rodada, o Coelho enfrenta o Cruzeiro, no Mineirão, pelo clássico da terceira rodada. O jogo acontece às 21h30 de quarta-feira no Gigante da Pampulha.
O jogo
O América levou a campo uma formação com mais titulares e mostrou força ofensiva desde os primeiros minutos. A equipe alternou investidas pelos lados e pelo meio da defesa do Democrata.
Aos 11 minutos, em roubada de bola de Zé Ricardo, Carlos Alberto ficou com a sobra e teve grande chance, mas a finalização passou por cima do gol.
O Democrata quase abriu o placar em saída do goleiro Jori, mas o atacante bateu para fora. O lance foi aos 15 minutos e assustou a torcida do Coelho no Independência.
Rodriguinho mostrou personalidade e arriscou de fora da área. O ritmo diminuiu um pouco por volta dos 20 minutos. Aos 25, o estreante Éder quase abriu o placar de cabeça, após escanteio cobrado por Patric.
A postura recuada dos visitantes dificultava a infiltração dos jogadores do América. O Democrata perdeu chance clara aos 38. A bola passou rente à trave de Jori.
Aos 42, Patric reacendeu a torcida no Indepa com grande jogada pela direita. Ele “canetou” o marcador e bateu no canto, mas o goleiro defendeu.
No fim do primeiro tempo, o Coelho abriu o placar com o estreante Wellington Paulista, comprovando seu faro de gol. Rodriguinho acionou Juninho e o capitão ajeitou de cabeça para o camisa 9, que cabeceou para o fundo das redes: 1 a 0 para o América.
Segundo tempo
Jori fez grande defesa logo no reinício da partida. O goleiro fechou o ângulo em chute frente a frente com o atacante do Democrata. O Coelho respondeu aumentando a presença no campo de ataque.
Em recomeço de temporada, o América ainda ajustava a sintonia para chegar mais vezes e com mais precisão, mas mostrou ofensividade durante todo o jogo.
Uma saída rápida e letal. Assim, aos 19 minutos, o América fez o segundo gol no Indepa. Juninho arrancou, rolou para Wellington Paulista na direita e o ataque cruzou na cabeça de Felipe Azevedo, que cabeceou para o fundo das redes: 2 a 0 Coelho.
O gol deu confiança para Felipe Azevedo, que arriscou de fora da área e quase fez o terceiro do Coelho. Aos 33, Gustavinho saiu na cara do gol, mas bateu de direita e o goleiro defendeu.
Patric bateu cruzado e quase ampliou o marcado no finzinho. A bola passou perto do ângulo. No fim, o Coelho manteve o triunfo por dois gols de vantagem. Com o passar dos jogos e mais entrosamento, a equipe de Marquinhos Santos pode evoluir ainda mais na temporada. Outro destaque foi a presença de mais jogadores da base, como Rodriguinho, Carlos Alberto, Arthur, Adyson e Gustavinho, mostrando o DNA formador do América.
FICHA DO JOGO
América x Democrata-GV
Motivo: Campeonato Mineiro – Rodada 2
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Antônio Márcio Teixeira da Silva
Auxiliares: Magno Arantes Lira e Pablo Almeida da Costa
Gols: Wellington Paulista, aos 44 minutos 1º Tempo (América); Felipe Azevedo, aos 19 minutos do 2º tempo (América)
Cartões amarelos:
América
Jori; Patric, Iago Maidana, Éder e João Paulo (Arthur); Zé Ricardo, Juninho © Rodriguinho (Alê); Felipe Azevedo (Adyson), Carlos Alberto (Henrique Almeida) e Wellington Paulista (Gustavinho)
Técnico: Marquinhos Santos
Democratava-GV
Lucão; Pivô (Thomas), Caldeira, Gabriel Marques e Galhardo; Weslley, Carioca, Matheus (Yan); Pedrinho (Chico), Marcelinho (Felipe Carvalho) e Bidick (Alan)
Técnico: Paulo Schardong