Atlético pode ser quarto campeão da Supercopa do Brasil; relembre os outros títulos

No dia 20 de fevereiro, o Atlético vai para sua primeira disputa de taça em 2021. Depois de sete jogos do Campeonato Mineiro, o Galo, campeão do Brasileiro e da Copa do Brasil, terá pela frente o Flamengo, vice da Série A, pela Supercopa do Brasil. Neste embate, o Alvinegro tenta se tornar o quarto clube a angariar esse título.

Até agora, houve quatro disputas da Supercopa do Brasil, uma delas em meio a uma polêmica. Em 1990, Grêmio e Vasco, vencedores em 1989 da Copa do Brasil e do Brasileiro, respectivamente, se enfrentaram em dois jogos, válidos pela Libertadores e que serviriam como decisivos para o recém-criado torneio nacional.

O empate sem gols, em São Januário, e o triunfo por 2 a 0 do Tricolor, no Olímpico, culminaram no título para o clube gaúcho, que, no entanto, alega nunca ter recebido uma taça. Jornais e revistas da época se dividem, uns dizendo que não houve essa disputa de âmbito nacional, e outros informando que havia sim essa competição. O título se tornou simbólico.

Em 1991, o Corinthians, campeão brasileiro de 1990, bateu o Flamengo, ganhador da Copa do Brasil, também do ano anterior, por 1 a 0, no Morumbi.

Nova ordem

Em 2020, a Supercopa do Brasil “renasceu”, com o duelo entre Flamengo e Athletico-PR, vencedores do Brasileiro e da Copa do Brasil de 2019, respectivamente. E o Urubu levou a melhor, por 3 a 0, no Mané Garrincha.

O estádio em Brasília foi o palco do torneio no ano seguinte, com o Fla (campeão da Série A de 2020) novamente ficando com a taça, dessa vez sobre o Palmeiras (ganhador da Copa do Brasil de 2020), por 6 a 5 nos pênaltis, depois de empate em 2 a 2 no tempo normal. O Rubro-Negro faturou R$ 5 milhões, e o Verdão, R$ 2 milhões.

Critérios

Como o Atlético foi vencedor do Brasileirão e da Copa do Brasil de 2021, a CBF determinou que o oponente do Galo seria o vice da competição por pontos corridos, no caso o Flamengo. O local foi inicialmente marcado para o Mané Garrincha.

As finais Supercopa do Brasil

1990 (título simbólico)

  • Vasco 0 x 0 Grêmio
  • Grêmio 2 x 0 Vasco

1991

  • Corinthians 1 x 0 Flamengo

2020

  • Flamengo 3 x 0 Athletico-PR

2021

  • Flamengo 2 (6) x (5) 2 Palmeiras

Fonte: Hoje em Dia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.