Jovem atacante de 17 anos tem acordo avançado para ser vendido ao Grupo City
Ausente das últimas partidas do Atlético-MG na temporada, o meia-atacante Savinho segue em programação normal dos treinos do elenco profissional, enquanto sua saída definitiva é negociada pelo clube com o Grupo City.
Aos 17 anos, Savinho deverá ser mais uma venda milionária do Galo na temporada, após a conclusão da negociação de Junior Alonso ao Krasnodar, por R$ 46,7 milhões. A venda de Savinho, se for confirmada, será de 6,5 milhões de euros num primeiro momento, e mais 6 milhões de euros atrelados à metas.
O Atlético precisa fazer R$ 140 milhões em negociações de direitos econômicos ou taxas de empréstimos de jogadores. Por enquanto, a meta, considerando a saída de Savinho, ficará próxima de ser batida. A intenção da diretoria é fazer esse dinheiro, mas impactando o mínimo na estrutura do time.
Um fato importante nesta negociação de Savinho é a precificação. Como o jogador não tem histórico sólido na equipe profissional, mesmo com talento reconhecido nas categorias de base, é um complicador taxar um valor de sua venda. Por outro lado, caso ele alcance as metas estabelecidas no contrato – são três, de 2 milhões de euros cada -, se tornará a segunda maior venda da história do Atlético.
Desde o momento em que o Atlético iniciou a negociação com o Grupo City, pouco depois do clássico contra o América-MG, houve duas partidas – Athletic e Flamengo. O Galo seguirá para o Sul de Minas no Carnaval, e enfrenta o Pouso Alegre no sábado. Depois, é o clássico diante do Cruzeiro, no outro fim de semana. Provavelmente Savinho ficará fora.
O jogador, caso seja mesmo vendido, só poderia se transferir para a Europa após completar 18 anos, o que acontecerá em abril. De qualquer forma, sua mudança de país fica impedida até a reabertura da janela internacional no Velho Continente, que será a partir do segundo semestre. O Grupo City pretende alocar Savinho em um clube ainda em prateleiras inferiores, podendo ser o Troyes (França) ou o Lommel (Bélgica). Entretanto, há a possibilidade mais interessante de o PSV tê-lo por empréstimo.