Cruzeiro faz as contas para garantir vantagem nas semifinais do Mineiro

Depois de perder o clássico contra o Atlético de virada, o Cruzeiro encerrou a nona rodada do Campeonato Mineiro na terceira colocação. Embora esteja perto de avançar para a próxima fase, o time celeste faz as contas para assegurar a vantagem nas semifinais do Estadual.

Para ter o direito a jogar por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols, a Raposa precisa ganhar, ao menos, uma posição na tabela. Afinal, somente o primeiro e o segundo terão a vantagem nas semifinais, que serão disputadas em jogos de ida e volta.

Com 19 pontos, o time celeste tem a mesma pontuação do Athletic, mas está atrás no saldo de gols (nove contra sete). Assim, para não depender de tropeços da equipe de São João del-Rei, o Cruzeiro precisa vencer os dois jogos restantes, contra Pouso Alegre e Patrocinense, e ainda conseguir a diferença de gols necessária para ultrapassar o Athletic.

Outra alternativa para a Raposa ter vantagem nas semifinais seria superar o Atlético na tabela de classificação da primeira fase. Porém, esse cenário é menos provável. O time alvinegro tem três pontos e sete gols a mais de saldo do que a equipe celeste.

Portanto, num cenário que desconsidere goleadas improváveis, o Cruzeiro precisaria vencer seus jogos e torcer para que o rival não faça mais do que três pontos.

Fim da vantagem na final

É importante lembrar que terminar a primeira fase em primeiro ou segundo não terá relevância para a final, que será disputada em jogo único.

Nesta edição, o mando de campo da grande decisão do Campeonato Mineiro é da Federação Mineira de Futebol (FMF), e o jogo, marcado para 3 de abril, será no Mineirão. Caso a partida termine empatada, o campeão será decidido em disputa de pênaltis.

O regulamento do Campeonato Mineiro indica que a carga de ingressos será dividida igualmente entre os dois finalistas, assim como a renda.

Todavia, a respeito da divisão de ingressos, o regulamento prevê que se “houver proibição, por parte dos órgãos governamentais, de comparecimento de torcida visitante, por motivo de segurança ou por declaração de calamidade pública pelas autoridades (Municipal, Estadual ou Federal), será permitida a presença apenas de torcedores da equipe com a melhor colocação na fase classificatória”.

A equipe que fizer a melhor campanha da fase inicial terá a preferência na escolha de uniformes, vestiários e banco de reservas.

Por Hoje em Dia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.