Após fim do primeiro turno, acesso do Cruzeiro para a Primeira Divisão vira questão de tempo

Com o fim do primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro é possível analisar a situação dos times até aqui e fazer uma previsão para a segunda metade da competição. Líder isolado, o Cruzeiro faz campanha de campeão e o acesso para a Primeira Divisão deixa de ser uma questão de se o time sobe para quando isso irá acontecer. De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, a probabilidade de acesso da Raposa atualmente é de 98,3%.

O desempenho do time celeste nesta Série B está longe do apresentado nas duas últimas edições. Nos anos anteriores, o Cruzeiro figurou, na maior parte do tempo, na parte de baixo da tabela. Em 2020 e em 2021, a Raposa brigou contra o rebaixamento e teve aproveitamento abaixo de 50% nas duas temporadas. Neste ano, com metade do campeonato disputado, o rendimento da equipe é de campeão: 73,7%.

Os números do Cruzeiro fizeram com que o time alcançasse a segunda melhor campanha do primeiro turno na história da Série B desde 2006, desde que o campeonato tem a mesma forma de disputa. Ficou atrás apenas do Vitória, em 2012, quando alcançou 44 pontos em 19 partidas. A equipe celeste somou 42 pontos, com 13 vitórias, três empates e três derrotas. O time de Pezzolano tem também o melhor ataque, com 24 gols marcados, e a terceira melhor defesa, com 10 gols sofridos.

O acesso do Cruzeiro, agora, é uma questão de tempo. A vantagem do time celeste para o Vasco, segundo colocado, é de sete pontos. Já para o Tombense, quinto lugar, é de 14 pontos. Uma diferença muito grande para ser tirada. A média de pontos para garantir uma vaga na Primeira Divisão é de 63 pontos. Faltam 21 pontos para o time azul alcançar a marca, ou sete vitórias. Restam 19 jogos, metade do campeonato, para o Cruzeiro voltar para a elite do futebol nacional.

Hoje em Dia

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.