Série B: Em vinte jogos, Cruzeiro tem segunda melhor defesa e já soma 11 duelos sem sofrer gols na Série B

Vinte jogos e apenas dez gols sofridos colocam o Cruzeiro como o segundo melhor time no quesito defesa desta Série B. À frente dele, somente o Grêmio, com sete. Esta marca é fruto de um trabalho desenvolvido pelo técnico Pezzolano, que tem como forte característica uma defesa consolidada, que sofre pouquíssimos gols.

O sistema defensivo é composto, principalmente, pelo goleiro Rafael Cabral e o trio de zagueiros unidos por Pezzolano: Zé Ivaldo, Oliveira e Eduardo Brock. Com esta “equipe”, o Cruzeiro ficou sem levar gols em onze duelos nesta Série B, o que representa mais do que 50% dos confrontos sem ter a meta vazada.

 time também emendou uma sequência de seis duelos sem sofrer gols na Segunda Divisão. Isso aconteceu entre o confronto contra o Londrina, em abril, e terminou diante do Operário, em junho, quando a Raposa venceu por 2 a 1.

Para quem analisa somente os números do Cruzeiro, pode ter a impressão de que a defesa está entrosada há muito tempo. No entanto, assim como a maior parte do time, o sistema foi “implantado” no início do ano, em meio a críticas e desconfianças.

Rafael Cabral, contratado com a missão de substituir o goleiro Fábio, que deixou o clube no início deste ano, foi quem mais sentiu os efeitos da desconfiança. Porém, aos poucos e diante dos resultados, tem conquistado a Nação Azul. No último duelo, contra o Bahia, muitos creditaram a vitória por 1 a 0 a ele, que se destacou por  várias boas defesas. Esta não foi a primeira vez que Rafael “salvou” o time, e Paulo Pezzolano já teceu elogios.

“É bom para a confiança do Rafael. Eu confio muito nele, sabíamos que seria um momento difícil para ele, substituir o Fábio não era fácil. Hoje já está vencido isso, para o bem dele e do time. Fico feliz, o importante é que siga bem e que siga melhorando junto com a equipe”, disse o treinador uruguaio.

Dessa forma, o time é líder isolado da competição, com 45 pontos, o que já representa 99% de chances, segundo o Departamento de Probabilidade da UFMG. O próximo compromisso do Cruzeiro será diante do Brusque, às 11h, neste sábado (30), em Santa Catarina, no estádio. Augusto Bauer, pela 21ª rodada da Série B.

Hoje em Dia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.