Democrata e mais 11: Primeira Divisão de 2023 está definida

O Campeonato Mineiro do Módulo II terminou no último sábado (30) e duas camisas muito tradicionais do estado conseguiram retornar à divisão principal do nosso futebol: Democrata e Ipatinga.

Mais de 12 mil torcedores estiveram presentes na Arena do Jacaré e viram uma vitória histórica do Democrata, por 5 x 1. O time ultrapassou o Ipatinga e conquistou o título no saldo de gols, já que os dois times tinham campanhas idênticas. O Varginha, adversário do Democrata, não tinha ambições e apenas cumpriu tabela.

Os milhares de torcedores foram à loucura quando Rodney abriu o placar logo aos 7 minutos do primeiro tempo. O Jacaré dominava as ações e era mais ofensivo, mas aos 32, viu Elivelton empatar para o VEC: 1×1.

Porém, aos 35, o goleiro Wesley Mafuá derrubou Tito na área e o árbitro André Luiz Skettino marcou o pênalti: Diego Palhinha bateu e converteu. Pouco depois, o atacante do VEC, Kauan Araújo, foi expulso aos 46, após cometer falta forte no setor defensivo.

Já no segundo tempo, o Jacaré voltou ainda mais ofensivo e ampliou aos 13, após cruzamento de Rodney pela direita e finalização de Matheus Lima. Precisando de um gol para conquistar o título, o Democrata foi pra cima e marcou o quarto aos 37, com Neto: 4×1.

Ainda tinha tempo para mais! Aos 46, o Democrata chegou ao quinto gol, selou o seu acesso à elite estadual e de quebra ainda conquistou o título do Módulo II do Campeonato Mineiro de 2022: festa incrível na Arena do Jacaré.

Bicampeão do Módulo II do Campeonato Mineiro (1981 e 2022), o Democrata de Sete Lagoas está de volta à elite do estadual após 15 anos. A última vez em que o time disputou o Módulo I foi em 2008.

“O resultado é fruto de um trabalho de reestruturação do clube, iniciado em 2020. Quando assumimos, sabíamos que seria um trabalho de longo prazo, precisávamos equalizar o fluxo de caixa, arcar com as dívidas existentes e fazer um planejamento que garantisse novas receitas ao clube. Felizmente deu tudo certo”, declarou o presidente do Democrata, Renato Paiva.

Nos outros jogos da rodada Ipatinga e Betim também vnceram. Em Varginha, o Tigre bateu o Boa Esporte por 2×1 e garantiu o vice campeonato. Em Juiz de Fora, o Tupynambás foi derrotado pelo Betim por 4×0. Mesmo com o triunfo, a equipe da região metropolitana de Belo Horizonte não conseguiu o acesso e terminou em terceiro lugar.

A classificação final do Hexagonal do Módulo II ficou assim:

1º Democrata: 19 pontos e 08 gols de saldo

2º Ipatinga: 19   pontos e 05 gols de saldo

3º Betim: 18 pontos

4º Varginha: 13 pontos

5º Tupynambás: 08 pontos

6º Boa Esporte: 06 pontos

Assim, o Campeonato Mineiro da Primeira Divisão, versão 2023, já tem os 12 participantes definidos: Democrata de Sete Lagoas, Atlético, Cruzeiro, América, Tombense, Athletic, Caldense, Villa Nova, Democrata de Governador Valadares, Pouso Alegre, Patrocinense e Ipatinga.

 

Menção honrosa: Todos os jogos do Democrata Jacaré foram transmitidos pela Rádio Eldorado de Sete Lagoas. No último sábado, em especial, levando-se em consideração a importância do jogo, a Rede Eldorado de Comunicação fez uma cobertura especial, com vários profissionais escalados para a transmissão de uma partida que foi uma das mais importantes da história centenária do Democrata.

A Equipe de Esportes da Rádio Eldorado, que viajou para todas as regiões do estado e que transmitiu, in loco, os 21 jogos do Jacaré no Módulo II, merece um reconhecimento especial. Profissionalismo, dedicação, superação e garra, são alguns dos adjetivos que podemos atribuir a essa grande equipe. Parabéns!

 por Álvaro Vilaça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.